domingo, 27 de novembro de 2011

GILBUÉS-PI


História da Cidade


Gilbués, município localizado no extremo sul do Piauí, com 77 anos de existência, a cidade viveu a época áurea em 1946, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Neste período, foi descoberta uma jazida de diamantes , vieram pessoas de todos os lugares, trazendo crescimento e prosperidade para a cidade. Quando os diamantes acabaram, muitos se foram, mas os sertanejos locais guardam ainda causos, crenças e lendas.
Gilbués está incluído no projeto de criação do Estado do Gurguéia, criado com sede no Povoado de Santo Antônio de Gilbués, por desmembramento do município de Corrente, pelo Decreto nº 68, de 14 de maio de 1891, e instalado em 14 de julho de 1892. A partir de 1910 passou a denominar-se apenas Gilbués. Entre 1931 e 1933 perdeu sua autonomia, convertendo-se em distrito do município de Corrente e sede de comarca desde 1940. Integra a Microrregião do Alto Médio Gurguéia e tem por limites: Norte: Santa Filomena, Bom Jesus, Baixa Grande do Ribeiro; Sul: Barreiras do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia e Riacho Frio; Leste: Riacho Frio, Monte Alegre do Piauí e Bom Jesus e a Oeste: Estado do Maranhão. Tem por padroeira Divina Pastora, comemorada a 15 de agosto.    

Praça da Prefeitura


 Aniversário da Cidade

04 de Setembro

Eventos
O principal evento da cidade é o Festejo da Padroeira Divina Pastora que acontece entre os dias 06 a 15 de agosto. É uma grande festa que reúne romeiros e pessoas de vários estados, inclusive filhos da terra que retornam a cidade para apreciar este evento.Durante as novenas que são realizadas em frente a Igreja Divina Pastora, vários párocos das cidades vizinhas e os párocos filhos da terra vem celebrar as missas. No ultimo dia de festejo, 15/08, acontece a procisão pela cidade.


Passeios

Uma boa opção de passeio na cidade, é poder conhecer o encontro das águas do rio Uruçui Vermelho com as águas do rio Parnaíba nas localidades Sambaíba e Val (divisa com o Piauí/Maranhão), a cachoeira na localidade Cachoeira, a localidade Brejão, entre outras. A região também é privilegia pela quantidade de serras, morros e chapadas. A Serra da Boa Vista permite que você possa observar macacos pregos, araras, saguis(soins) em seu habitat natural, a vegetação é bastante diversificada, dentre as formações vegetais existentes, podemos destacar as seguintes: caatinga  e cerrado.

Encontro das Águas (Uruçui/Parnaiba)

Rio Uruçui Vermelho


Rio Parnaíba


Cachoeira-Localidade Cachoeira



Chapada Sambaíba

Serra Santa Filomena

Periquito Xerere


Brejo - Ao lado do Ginásio Divina Pastora

Tronco Pau D'Olho

Corrégo do Brejo

Brejo Salinas



Pôr do Sol na Serra

Os bodes
Serra da Boa Vista

Carro de Boi

Entrada da Cidade

Avenida Anísio de Abreu - Centro

Santuário São Raimundo Nonato

Pólo da UAPI/UFPI

Praça da Igreja Divina Pastora



    






   



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário